Dicas de UtilidadeInternet

Wi-Fi: Qual a diferença entre 2,4 GHz e 5 GHz?

By 2 de junho de 2021 junho 11th, 2021 No Comments

Você sabe qual é a diferença entre as duas? Fica ligado que a gente te explica!

Se você quer aproveitar uma internet mais rápida para reuniões online, aulas EAD, filmes e games, você precisa entender algumas questões fundamentais sobre como redes Wi-Fi funcionam. As características das redes Wi-Fi, ou sem fio, afetam diretamente sua velocidade.

Uma dessas características é o que chamamos de frequência do sinal. Existem duas frequências bem comuns: 2,4G Hz e 5 GHz. Neste artigo, você vai entender o que esses números significam e como eles afetam a velocidade da internet na sua casa.

Importância da Frequência do Sinal

Vamos começar entendendo porque a frequência do sinal é importante.

É através do sinal de rádio que a internet se propaga em uma conexão sem fio. Esse sinal tem duas dimensões: força e alcance. Quanto maior o alcance, menor a força; e vice-versa. É por isso que, quanto mais distante seu dispositivo está do roteador, mais fraco é o sinal da internet.

A frequência do sinal aumenta sua força. Isso significa que, com uma frequência maior, o sinal terá mais força e, consequentemente, menos alcance. Por outro lado, com uma frequência menor, o sinal terá menos força e mais alcance.

Além disso, a frequência também está associada a outra característica importante, os canais de transmissão. Quanto maior a frequência, mais canais de transmissão.

Você pode fazer a analogia com uma rodovia e suas pistas: em uma rodovia com mais pistas, o tráfego nas pistas flui de maneira mais rápida. Da mesma forma, quanto mais canais de transmissão, menos “congestionamento” na sua internet.

Se você quiser conhecer os padrões de frequência mais comuns e entender qual deles atende melhor suas necessidades, continue lendo este artigo até o final!

Frequências de 2,4 GHz e 5 GHz

Analisando os roteadores, é possível encontrar dois padrões mais comuns de frequência do sinal. Na sua casa, você provavelmente tem um modelo com padrão 2,4 GHz ou 5 GHz.

O segundo padrão não é uma evolução ou uma novidade. Na verdade, ele já existe há tanto tempo quanto o primeiro, mas vem se tornando mais popular recentemente.

É importante não confundir esses números com uma representação de desempenho ou potência. O fato de um ser maior do que o outro não significa que ele é melhor. São padrões diferentes, com pontos fortes e fracos.

Se você tem um roteador com frequência padrão 2,4 GHz, a rede Wi-Fi em sua casa não tem um sinal tão forte, mas conta com um bom alcance. Enquanto isso, se o roteador tem frequência padrão 5 GHz, a rede tem um alcance menor, com sinal mais forte.

Isso pode explicar porquê você não está conseguindo acessar a internet com seus dispositivos no quarto, ou porquê os sites demoram tanto para carregar.

Frequência de sinal e Canais de transmissão

Outra diferença importante entre os dois padrões é que a frequência de 2,4 GHz garante menos canais de transmissão do que a frequência de 5 GHz. Ou seja, como já explicado, o tráfego de dados acaba tendo um fluxo mais congestionado em um roteador com padrão 2,4 GHz.

Além disso, a quantidade de canais que não se sobrepõem também é menor. No caso de um roteador 2,4 GHz, apenas 3 canais não se sobrepõem, contra 23 no caso de um roteador 5 GHz.

Mas, afinal, o que isso significa?

A quantidade de canais que não se sobrepõem é uma característica relevante, pois está relacionada com a possibilidade de sua internet sofrer interferência do sinal de outros aparelhos – por exemplo, do roteador do vizinho ou do seu microondas.

Quanto menos canais que não se sobrepõem, maior a possibilidade de interferência no sinal. Em outras palavras, com um roteador padrão 5GHz, o sinal sofre menos interferência e, consequentemente, ele é mais estável e eficiente.

Como escolher o roteador ideal

Nesta altura, você provavelmente já percebeu que o roteador vai desempenhar um papel importante na sua experiência com a internet. Então, vamos a algumas recomendações que podem ajudar na escolha do roteador ideal.

Em primeiro lugar, leve em consideração que roteadores com frequência padrão 2,4 GHz fazem o sinal chegar a distâncias maiores e são mais eficientes para atravessar obstáculos sólidos, como paredes.

Se você precisa fazer com que o sinal de Wi-Fi seja distribuído por um espaço muito grande, ou com muitas divisões, o uso de um roteador com frequência padrão 2,4 GHz é a solução mais indicada.

Em segundo lugar, lembre-se de que os roteadores com frequência padrão 5 GHz, além de sinal mais forte, têm mais canais de transmissão. Por isso, eles conseguem assegurar um melhor aproveitamento da velocidade de internet que o seu plano tem a oferecer.

Se você está sentindo que a internet na sua casa está lenta, o uso de um roteador com frequência padrão 5 GHz é a solução mais indicada.

Porém, é importante lembrar que esse é apenas um dos fatores que interferem na sua experiência com a velocidade da internet. O plano contratado e até mesmo os modelos de dispositivos – smartphones, tablets e computadores – que você utiliza também afetam essa experiência.

Em muitos casos, a raiz do problema está no próprio provedor de internet, que não atende suas necessidades. Nesse caso, você precisa buscar um provedor que ofereça soluções e planos superiores.

A Vianet oferece planos de internet fibra ótica com ultravelocidade para sua casa. Assim, você e sua família não vão mais ficar na mão naqueles momentos mais cruciais do dia: a reunião do trabalho, a aula da escola, o filme do final de semana.

Então, quer acabar com as interrupções e ter o melhor da internet na sua casa? Contrate já!

Basta selecionar sua cidade abaixo:

Voltar para o Blog