fbpx
Dicas de UtilidadeInternet

Você sabe o que é internet das coisas?

By 31 de agosto de 2021 No Comments

Saiba mais sobre esse conceito moderno e sua origem!

Quando você pensa em internet, provavelmente o que vem à sua mente são computadores, smartphones e tablets. Mas hoje isso já não é suficiente para representar todos os dispositivos que podem estar conectados, e o motivo é uma inovação que está avançando depressa: a internet das coisas ou IoT.

Agora, televisores, geladeiras e até mesmo as luzes e fechaduras da sua casa podem estar conectadas também. Nesse artigo, você vai descobrir o que é internet das coisas e como ela pode transformar seu dia a dia.

Conceito de Internet das Coisas

Internet das Coisas, ou IoT (Internet of Things), é um conceito bem simples: conectar coisas que fazem parte do nosso cotidiano à internet. Com isso, esses objetos passam a ser capazes de trocar dados com outros dispositivos.

Vários tipos de objetos estão sendo criados com essa possibilidade de conexão. Além dos eletrodomésticos “smart”, também existem cada vez mais wearables, ou seja, dispositivos vestíveis conectados à internet, como relógios (os smartwatches) e óculos (os smartglasses).

Basicamente, qualquer objeto que não tem o propósito primário de estar conectado à internet, mas recebe essa funcionalidade, usa a tecnologia de internet das coisas. Eles são chamados então de “objetos inteligentes”.

Origem da Internet das Coisas

Embora ainda seja considerada uma inovação, a ideia de conectar objetos não é nova. Ela já era discutida no começo dos anos 1990.

De fato, em 1990, Simon Hackett e John Romkey apresentaram em um evento no Reino Unido o primeiro exemplo de IoT: uma torradeira conectada à internet, que podia ser ligada e desligada remotamente. Mas havia uma falha no projeto: ainda era necessário que uma pessoa colocasse o pão na torradeira manualmente.

O termo “internet das coisas”, no entanto, só foi usado pela primeira vez em 1999, por Kevin Ashton, um pesquisador norte-americano do MIT.

Mesmo por trás das ideias iniciais de IoT, a essência do conceito já estava presente: uma aproximação entre o mundo físico, das coisas, e o mundo digital, da internet.

Vantagens da Internet das Coisas

A partir do momento em que mais dispositivos estão conectados à internet, abrem-se portas para explorar novas funcionalidades que garantem mais praticidade e conforto à rotina dos usuários.

Você pode acender e apagar luzes sem levantar da cama, verificar os alimentos que estão acabando na sua geladeira smart mesmo à distância, monitorar seus sinais vitais durante o dia.

Ligar e desligar o ar condicionado, trancar as portas, ativar a lavadora de roupas, abaixar o volume da televisão… tudo isso pode ser feito de maneira mais simples e rápida.

Com o auxílio de dispositivos como o Echo, criado pela Amazon, você pode centralizar o controle de todos os objetos inteligentes na sua casa, e nem precisa usar seu smartphone. Basta usar comandos de voz para determinar o que cada um deles deve fazer.

Alguns desses benefícios ainda podem parecer desnecessários para muitas pessoas, especialmente porque os ditos objetos inteligentes ainda têm um custo superior no mercado. Porém, conforme a internet das coisas avança, seu custo deve cair e esses objetos vão se tornar mais populares.

Além do uso na nossa rotina pessoal, a internet das coisas também apresenta um grande potencial para aplicação nas áreas de educação, saúde, transportes, segurança, militar e muitas outras.

Por exemplo, lousas conectadas à internet podem ser utilizadas nas escolas para oferecer uma experiência mais dinâmica aos alunos durante as aulas. Assim, o professor pode incluir elementos audiovisuais e interativos nas suas aulas.  

Já nos hospitais, podem ser usados aparelhos que enviam os dados dos sinais vitais para dispositivos móveis que ficam com a equipe de enfermagem, permitindo monitorar de maneira mais eficiente o estado dos pacientes.

Outras possibilidades são ainda mais ousadas. Os carros autônomos, por exemplo, somente são viáveis graças à conexão com a internet, já que dependem de dados de GPS para trafegar pelas ruas e estradas.

Desafios da Internet das Coisas

Assim como tudo que é inovador, a internet das coisas também enfrenta desafios.

Um desses desafios é prático: a limitação do protocolo IPv4.

Para que a internet possa funcionar, cada dispositivo conectado tem um endereço IP. Esse endereço identifica os dispositivos e determina o caminho que os dados precisam seguir dentro da rede.

O protocolo usado para gerar esses endereços era o IPv4. No entanto, com a internet das coisas, milhares de outros objetos estão sendo conectados à rede, e a capacidade de gerar endereços IP desse protocolo está se esgotando.

Por isso, é preciso avançar para o protocolo IPv6, capaz de gerar mais endereços e permitir que mais dispositivos e aparelhos estejam conectados à internet.

Outro desafio enfrentado pela internet das coisas é mais complexo, pois está ligado a preocupações com privacidade. Com tantos objetos conectados e enviando dados, uma porção ainda maior de nossas vidas pessoais acaba ficando registrada na internet.

Não se trata apenas de um problema moral. Por exemplo, se dados de usuários de fechaduras inteligentes forem vazados na internet, essas pessoas e suas famílias podem estar expostas a perigos concretos.

Por isso, muitos especialistas reforçam a importância de haver mecanismos para regular quem poderá ter acesso a esses dados e como eles poderão ser utilizados.

No entanto, apesar das preocupações, o fato é que a tendência de internet das coisas já está em andamento e não deve voltar atrás. Essas questões são desafios a ser superados para que a IoT seja ainda mais eficiente e segura, mas não representam obstáculos ao seu avanço.

Se você quer aproveitar tudo que a internet das coisas tem a oferecer para tornar seu dia a dia mais prático e confortável, precisa de uma internet com alta velocidade. Ou seja, o primeiro passo é contratar o provedor certo.

A Vianet oferece planos de internet fibra óptica com ultravelocidade para sua casa. Assim, você e sua família não vão mais ficar na mão naqueles momentos mais cruciais do dia: a reunião do trabalho, a aula da escola, o filme do final de semana.

Então, que tal ter o melhor da internet na sua casa? Contrate já!

Basta escolher sua cidade abaixo:

Voltar para o Blog