Cases de Sucesso

Tudo o que você precisa saber sobre controle de acesso

By 13 de maio de 2020 No Comments
controle de acesso inteligente

Quando o assunto é segurança de condomínios, uma das medidas mais importantes é o controle de acesso. Afinal, evitar a entrada de pessoas que não pertencem àquele ambiente é essencial para evitar a ocorrência de vandalização, furtos, roubos e até sequestros e incidentes mais graves. E, apesar desse assunto parecer bastante simples, muitos síndicos não conhecem ele tão bem assim.

Você sabia, por exemplo, que existem soluções tecnológicas para o controle de acesso? Hoje em dia, ele não precisa mais ser feito apenas no “cara, crachá”. E essas tecnologias estão muito avançadas: você pode encontrá-las em diferentes formatos e algumas soluções, como a da Vianet, utilizam até inteligência artificial. 

Nesse artigo, você vai aprender tudo sobre o controle de acesso, e como é possível implementá-lo com sucesso no seu condomínio! Então, vamos lá?

O que é controle de acesso?

Nesse ponto, não existe segredo. Controle de acesso é a atividade de gerenciar o fluxo de entrada e saída de pessoas. Em um condomínio, esse fluxo é composto por moradores, funcionários, prestadores de serviços, visitantes. Além disso, envolve tanto pedestres quanto veículos.

É importante notar que a atividade, em si, pode ser feita de diferentes maneiras. Uma delas é usando o serviço de portaria presencial, em que um profissional fica responsável por acompanhar o fluxo, assegurando que ninguém sem autorização entre no condomínio. Porém, como já comentamos, também existem soluções tecnológicas que permitem tornar esse processo mais eficiente e seguro.

Outro ponto que merece atenção é que o controle de acesso ajuda a entender melhor a dinâmica do condomínio. Em outras palavras, essa atividade serve como fonte de informação, permitindo identificar, por exemplo, em quais dias existe mais movimentação no condomínio. Esse tipo de informação pode ser útil para que o síndico tome decisões sobre como organizar as atividades no dia a dia.

Imagine, por exemplo, que, em um certo condomínio, o fluxo de visitantes é maior às sextas-feiras à tarde. Nesse caso, o síndico pode se antecipar para determinar quais serão as regras específicas de uso das áreas comuns nesse período, para evitar conflitos entre os condôminos. Porém, ele só vai saber desse fato se houver um controle de acesso que permita registrar as entradas.

Quais são os tipos de soluções de controle de acesso?

Para os condomínios que desejam substituir o controle de acesso tradicional por uma solução tecnológica, existem diferentes tipos disponíveis no mercado. Vamos conhecer alguns.

Controle de acesso por biometria

É uma solução que possibilita a liberação do acesso das pessoas autorizadas por meio de impressão digital. Esse é considerado um dos tipos mais seguros de controle de acesso, já que inviabiliza fraudes. Existem além dos leitores de impressão digital, equipamentos que fazem a leitura biométrica de alta precisão 3D (três dimensões), sem contato, somente passando a mão numa leitora de alta performance.

Controle por Reconhecimento Facial

Este sistema conta com inteligência artificial que reconhece rapidamente o rosto de moradores ou visitantes cadastrados garantindo agilidade e segurança no controle e autorização de acesso.

Controle de acesso por tag veicular

Esta solução consiste em colocar nos carros uma tarjeta eletromagnética. Quando o veículo se aproxima da portaria, ela é reconhecida e o portão se abre. A tag não é apenas para o veículo: pode ser usada também pelas pessoas que entram e saem do condomínio à pé. Sua grande vantagem é a praticidade.

Controle de acesso por controle remoto

Neste caso, a abertura do portão é feita por meio de um controle remoto. Esses controles utilizam uma tecnologia específica para que não haja risco de clonagem.

Controle de acesso por senha

Simples, mas eficiente, esse tipo de solução permite que cada pessoa autorizada a entrar no condomínio tenha uma senha pessoal cadastrada. Esta senha pode ser reforçada de tempos em tempos, para aumentar ainda mais a segurança.

Como escolher uma solução de controle de acesso?

A escolha da melhor solução é uma decisão importante, que precisa ser tomada levando em consideração diversos fatores.

O primeiro fator é o nível de segurança e praticidade que ela oferece. Como você acabou de ver, cada tipo de solução tem suas vantagens e desvantagens. Por isso, é preciso analisar com atenção os pontos positivos de cada alternativa.

O segundo fator é o custo. É importante escolher uma solução que seja financeiramente viável, especialmente porque, embora o controle de acesso seja importante, ele com certeza não é o único elemento de que o condomínio precisa para uma estrutura de segurança. Portanto, se ele for absurdamente caro, não será possível investir em outras soluções que também são necessárias.

O terceiro fator é a qualidade do fornecedor. Você pode encontrar uma solução que, na teoria, parece a solução para todos os seus problemas, mas, na prática, ela não funciona como esperado, pois o fornecedor não traz uma boa qualidade. 

Felizmente, existem formas simples de atestar se o fornecedor que você está analisando é confiável. Uma delas é investigando quais outros condomínios utilizam as soluções dele; outra é pedir demonstrações para ver os equipamentos em uso.

O quarto fator, não menos importante, é a opinião dos condôminos. O síndico nunca pode se esquecer de que qualquer nova solução implementada no condomínio é paga com as taxas recolhidas dos moradores, e precisa passar pelo crivo deles.

Isso não significa, é claro, que o síndico possa lavar as mãos na escolha do controle de acesso ideal. Pelo contrário: você é responsável por fazer um trabalho essencial, separando o joio do trigo, e apresentar na assembleia apenas as melhores soluções.

O controle de acesso dispensa outros recursos de segurança?

Isso já foi brevemente mencionado, mas é importante reforçar que o controle de acesso não dispensa a implementação de outros recursos de segurança no condomínio. De fato, uma solução de controle de acesso pode ser ainda mais eficiente se for combinada, por exemplo, com o video monitoramento ou com o interfone digital.

E não se esqueça de que o controle de acesso impede apenas entradas pela portaria. Ele não pode proteger o restante do perímetro do condomínio. Justamente por isso, é indispensável investir em um bom sistema de segurança perimetral, que possa evitar invasões e detectar intrusos. 

Já que existem tantas soluções diferentes para aumentar a segurança, a comodidade e a praticidade da vida no condomínio, o síndico inteligente sempre busca fornecedores que possam apresentar um plano integrado, para atender a todas essas demandas. Assim, a implementação é mais ágil e pode até ter um custo mais acessível.

Você quer saber mais sobre controle de acesso e outras soluções para um condomínio seguro? Inscreva-se na newsletter da Vianet e receba mais conteúdos exclusivos sobre tecnologias para condomínios inteligentes!

Voltar para o Blog