Condominios Inteligentes

Segurança Perimetral: Como deixar o seu empreendimento mais seguro

By 12 de janeiro de 2022 janeiro 24th, 2022 No Comments

Descubra o como a solução de Segurança Perimetral da Vianet pode trazer mais segurança e comodidade para você o seu Condomínio

Um dos principais motivos pelos quais as pessoas decidem morar em condomínios é para ter mais segurança. Assim, não é surpreendente que os recursos de segurança sejam um dos principais fatores analisados na hora de escolher um condomínio. É por isso que a implementação de soluções de segurança perimetral é um diferencial importante para os empreendimentos.

Neste artigo, você vai conhecer melhor algumas soluções voltadas para segurança perimetral e entender como elas ajudam a tornar seu empreendimento mais seguro e, portanto, mais atrativo para potenciais moradores!

O que é a Segurança Perimetral

Antes de apresentar soluções, é importante entender o conceito de Segurança Perimetral, que se refere à segurança de toda a área no entorno do condomínio.

Situações de risco, como tentativas de invasão e casos de vandalismo, podem acontecer em qualquer ponto dessa área. Dessa forma, contar com soluções que se limitam apenas à segurança da portaria é insuficiente. Além disso, realizar o monitoramento do perímetro sem contar com recursos adequados seria ineficiente, caro e perigoso para os indivíduos envolvidos.

Sensor perimetral em fibra óptica

Uma das soluções de segurança perimetral mais eficazes é o sensor perimetral em fibra óptica. Esse tipo de sensor permite detectar e localizar intrusos.

O sistema de sensores perimetrais utiliza um feixe de laser, transmitido por um cabo de fibra óptica. Os eventuais distúrbios fazem com que seja emitido um sinal, que é enviado ao centro de controle, indicando de forma precisa a localização do incidente.

Esse é um sistema inteligente. Assim, ele analisa os sinais e descarta alarmes falsos.

Principais benefícios do Sensor Perimetral

O sensor perimetral em fibra óptica é um recurso valioso para aumentar o nível de segurança do condomínio. E a lista de benefícios inclui outros pontos importantes.

Em primeiro lugar, ele oferece alta precisão, o que permite que sejam tomadas medidas mais assertivas na hora de lidar com os incidentes.

A localização dos incidentes é indicada com aproximação de até 1 metro. O sistema conta com um mapa de visualização, que facilita ainda mais o reconhecimento do local do evento. Para completar, existe uma baixa incidência de alarmes falsos.

Em segundo lugar, a implementação é simples e de baixo custo. Ela envolve a instalação de um cabo para transmitir o feixe de laser pelo perímetro, que pode ter até 80km de extensão, e um controlador para recepção dos sinais de distúrbios.

Em terceiro lugar, a calibragem de sensibilidade do sistema é realizada por zonas. Isso permite otimizar a sensibilidade aos distúrbios e, com isso, promover um nível de proteção mais elevado para o perímetro.

Finalmente, o sensor em fibra óptica é imune a interferências elétricas e eletrônicas e descargas atmosféricas. Assim, a chance de que o sistema sofra perda de sinal ou seja afetado por riscos físicos, como incêndios e explosões, é significativamente reduzida.

Outras soluções de Segurança Perimetral

Os sensores em fibra óptica podem ser combinados com outras soluções de segurança perimetral. Dessa maneira, é possível obter resultados ainda melhores na prevenção e reação a incidentes no entorno do condomínio.

Uma das soluções mais inovadoras são os drones automatizados, que oferecem visualização aérea. Eles podem ser utilizados para realizar o monitoramento da área interna e perimetral de maneira contínua, ou acionados pontualmente para verificar os incidentes identificados por meio dos sensores.

Outra solução para complementar a segurança perimetral são as câmeras com detecção inteligente. Elas contam com um software de inteligência artificial que analisa as imagens captadas. Assim, os incidentes são detectados automaticamente, provocando o disparo de alarmes e de outras respostas.

Para atuar em conjunto com os sensores de fibra óptica, também é possível implementar radares de detecção a distância. Eles realizam a cobertura de áreas mais amplas. Outra opção são as minas eletrônicas. Elas são instaladas no subsolo e se mantêm funcionando mesmo sob condições climáticas extremas.

A implementação dessas soluções depende, em grande parte, de uma conexão com a internet de qualidade. Por isso, também vale a pena investir em uma rede de fibra óptica multisserviços para o empreendimento. Essa rede é a infraestrutura para integração das ferramentas de segurança, de comunicação interna e outras que são adotadas no condomínio.

Neste artigo, você conheceu algumas das soluções mais modernas e eficazes para a segurança perimetral. Para trazer essas soluções ao seu empreendimento, você pode contar com a Vianet, empresa especializada em soluções digitais para condomínios inteligentes.

Quer implementar uma gama completa de recursos de segurança, comodidade e conectividade em uma mesma infraestrutura? Entre em contato com nossos especialistas!

Voltar para o Blog