Internet

Qual a diferença entre internet fibra óptica, via rádio e cabo metálico?

By 30 de dezembro de 2021 No Comments

Descubra de uma vez por todas qual é a diferença entre a internet Fibra óptica, Via rádio e cabo metálico

Quando você contrata um provedor de serviço de internet, é fundamental entender qual tecnologia ele utiliza para levar o sinal até a sua casa. Cada tecnologia tem seus pontos fortes e fracos. Portanto, esse é um fator que pode afetar diretamente sua experiência com a internet nas atividades do dia a dia – estudos, trabalho, lazer.

No Brasil, a tecnologia mais comum na distribuição de sinal de internet banda larga é o ADSL Asymmetrical Digital Subscriber Line, ou Linha Digital Assimétrica para Assinante. Basicamente, essa é uma versão aprimorada da conexão via cabo telefônico, ou conexão discada. No entanto, ela é considerada pouco eficiente.

Hoje, já existem tecnologias muito mais avançadas. No entanto, muitas pessoas não sabem como elas funcionam e, por isso, têm dificuldades na hora de escolher a melhor. Para ajudar você a decidir qual tecnologia utilizar e contratar o provedor de serviço de internet certo, esse artigo vai ensinar qual a diferença entre internet fibra óptica, via rádio e cabo metálico. Vamos começar?

Internet via rádio

A internet via rádio realiza a distribuição do sinal por meio de torres e de uma antena instalada na casa do usuário. O sinal de rádio viaja pelo ar, na forma de ondas.

Para facilitar a distribuição, é preciso que a antena seja posicionada em um local alto – em geral, o telhado da casa. Então, o sinal é levado da antena para o modem que, por sua vez, distribui para os aparelhos da casa, por meio de cabo ou wifi.

Internet via cabo metálico

Quando falamos em internet via cabo, existem muitas possibilidades. Até mesmo a conexão ADSL, tecnicamente, é uma conexão via cabo. Porém, vamos focar na internet via cabo metálico, ou cabo de cobre.

A internet via cabo metálico utiliza cabos de cobre em pares trançados para transmissão do sinal. Nesse caso, o sinal é elétrico. Para que seja possível levá-lo até o modem do usuário, é preciso instalar os cabos na casa.

Internet fibra óptica

Assim como a internet via cabo metálico, a internet fibra óptica também utiliza cabos. A diferença está no material utilizado. Em vez de cabos de cobre, são utilizados cabos de um material isolante elétrico – em geral, vidro ultrapuro.

Na maioria dos casos, também é necessário realizar a instalação dos cabos de fibra óptica na casa do usuário para levar a internet até o modem do usuário. Alguns provedores de serviços de internet levam a internet até uma determinada região com cabos de fibra óptica e usam cabos metálicos apenas para distribuir o sinal nas casas dos usuários dessa região.

Diferenças entre internet fibra óptica, via rádio e cabo metálico

Naturalmente, a diferença principal entre internet fibra óptica, via rádio e cabo metálico está na tecnologia utilizada para levar o sinal até a sua casa. No entanto, essa diferença principal traz consequências em outros aspectos.

Primeiramente, a estabilidade do sinal. A internet via rádio apresenta a menor estabilidade. Ela é mais impactada por intempéries como ventos e chuvas, que interferem diretamente com o meio pelo qual o sinal é transmitido: o ar.

Em segundo lugar, está a internet via cabo metálico; as intempéries não afetam tanto os cabos de cobre, mas eles podem ser danificados. É o que acontece, por exemplo, quando eles são atingidos por raios.

Finalmente, a internet fibra óptica apresenta a melhor estabilidade, pois os cabos têm alta resistência às intempéries. Isso significa que, mesmo durante fortes tempestades, você poderá continuar navegando.

Em segundo lugar, a perda de sinal. Novamente, a internet via rádio é a que sofre maior perda de sinal da fonte até a casa do usuário. Isso significa que você pode receber bem menos do que contratou.

A internet via cabo metálico garante pouca perda de sinal em curtas distâncias. No entanto, se o sinal viajar distâncias mais longas para chegar até o usuário, a perda aumenta.

A internet fibra óptica é a que apresenta menor perda de sinal, mesmo em longas distâncias. Ela também tem um revestimento que possibilita minimizar a interferência de outros sinais. Dessa forma, ela garante que você receba toda a velocidade que contratou no seu plano e possa extrair o máximo da sua internet.

Em terceiro lugar, a capacidade. Mais uma vez, a internet via rádio tem menor capacidade, seguida pela internet via cabo metálico. A opção com a maior capacidade é a internet fibra óptica.

Essa última tecnologia possibilita chegar a conexões com velocidade de download de 600mb por segundo ou até mais. Assim, ela atende as necessidades de todos os tipos de usuários. Com a internet fibra óptica, é possível manter vários aparelhos conectados ou realizar diferentes tarefas online ao mesmo tempo, sem perder a qualidade da experiência.

Agora você já dominou a diferença entre internet fibra óptica, via rádio e cabo metálico. Então, fica evidente que a primeira opção é a mais indicada para quem quer ter uma experiência superior com a conexão de internet. O próximo passo é escolher o seu provedor.

A Vianet oferece a melhor internet fibra óptica com Wi-Fi Premium de ultravelocidade. Você pode escolher o plano de internet 100% fibra óptica que melhor se encaixa em suas necessidades para garantir que você não vai ficar na mão durante os estudos, o trabalho ou o lazer.

Seja participando de uma reunião, assistindo vídeos ou jogando, a mensagem de “carregando” não vai mais ser um problema para você e sua família.

Contrate já! Basta escolher sua cidade abaixo:

Voltar para o Blog