Condominios Inteligentes

Principais dúvidas sobre segurança em condomínios

By 26 de janeiro de 2022 No Comments

Dúvidas sobre segurança em Condomínios? É hora de sanar todas elas!

O número de condomínios no Brasil vem apresentando um forte crescimento. No caso de condomínios de apartamentos, os dados da PNAD Contínua do IBGE mostram que houve aumento de 321% no número de prédios entre 1984 e 2019. E uma das principais razões para as pessoas optarem por esse tipo de residência é a segurança em condomínios.

Se os moradores escolhem um condomínio devido à busca por segurança, é natural que essa seja a prioridade número 1 dos seus administradores. Por isso, é importante que os responsáveis, como os síndicos, tenham o máximo de informações possível sobre o assunto.

Neste artigo, vamos dar o primeiro passo, resolvendo as principais dúvidas sobre segurança em condomínios.

Quais são os aspectos mais importantes da segurança em condomínios?

Ao contrário do que muitos pensam, a segurança em condomínios não se reduz à segurança da portaria. Para que um condomínio de casas ou de apartamentos possa realmente ser considerado seguro, é preciso considerar tanto a área interna quanto o perímetro. E o perímetro engloba todo o entorno.

Na portaria, o foco principal é o controle de acesso. É fundamental que sejam adotadas boas práticas e soluções para a identificação e, consequentemente, a liberação ou a recusa da passagem. Essas práticas aplicam-se aos próprios condôminos, aos visitantes, aos funcionários dos condôminos e aos prestadores de serviços do condomínio.

No restante do perímetro, o foco principal é o monitoramento de tentativas de invasão ou atos de vandalismo. É importante contar com soluções que permitam identificar essas ações no momento em que acontecem e apresentar uma resposta rápida. Soluções que ajudem a prevenir esse tipo de ação também são desejáveis.

Na área interna, o foco principal também é o monitoramento – porém, nesse caso, do comportamento das pessoas em espaços comuns do condomínio. Isso inclui todas as pessoas que têm acesso a tais espaços. É por meio do monitoramento que é possível identificar os responsáveis por eventuais infrações das normas, que podem causar prejuízos ao condomínio e a terceiros.

Qual é o papel dos síndicos na segurança em condomínios?

O síndico tem um papel fundamental na segurança em condomínios. Ele é o representante dos interesses dos condôminos e responsável pela administração. Portanto, está em uma posição de destaque para determinar quais práticas e soluções serão adotadas.

Em outras palavras, ele desenha os processos que devem ser seguidos e seleciona os recursos tecnológicos que serão implementados. Esses são dois elementos centrais para promover a segurança.

Um problema comum é que a administração dos condomínios sabe da importância da segurança, afirma que essa é uma prioridade, mas não avança com passos concretos para promover melhorias. Muitas vezes, essa falta de ação é resultado da burocracia.

Não adianta haver intenções, se não houver processos e recursos tecnológicos que levem essas intenções para o campo prático.

Por isso, o síndico precisa encontrar formas de tornar sua administração mais eficaz, isto é, focada em resultados em vez de papeladas e assembleias. Dessa forma, ele terá mais flexibilidade e agilidade para promover as mudanças necessárias para aumentar a segurança.

Além disso, o síndico deve ter um comprometimento com a adoção das melhores práticas e soluções.

Em termos de processos para a segurança, é importante buscar a eficiência e a melhoria contínua. Processos eficientes são aqueles que consomem o mínimo de recursos. O recurso crítico é o tempo; desta forma, o síndico deve desenhar processos para ação ou reação rápida em questões de segurança. Além disso, esses processos devem ser revisados para aprimoramento de forma regular.

Em termos de soluções, é preciso encontrar fornecedores confiáveis que ofereçam as tecnologias mais modernas. Uma boa recomendação é encontrar uma empresa que ofereça uma infraestrutura integrada, isto é, em que todas as soluções estão conectadas à mesma rede. Vamos falar mais sobre isso no próximo tópico.

Quais são as melhores soluções para segurança em condomínios?

Existe uma gama muito ampla de soluções, isto é, de recursos tecnológicos para segurança em condomínios.

Para a portaria, são recomendadas soluções de controle de acesso inteligente. Elas permitem controlar a entrada tanto de veículos quanto de pedestres.

Para o restante do perímetro, são recomendados sistemas de sensores por fibra óptica, sistemas de CFTV – Circuito Fechado de Televisão e alarmes. Essas soluções atuam de maneira conjunta para os melhores resultados: quando os sensores detectam movimento, eles acionam o CFTV e os alarmes automaticamente.

Para a área interna, são recomendadas câmeras, inclusive aquelas que apresentam função de radar, para detecção de ultrapassagem do limite de velocidade nas ruas do condomínio.

Naturalmente, o síndico deve buscar soluções que, individualmente, sejam úteis e apresentem alta qualidade. Porém, resultados ainda melhores são obtidos quando essas soluções fazem parte de uma única infraestrutura; por exemplo, de uma rede de fibra óptica multisserviços.

Com uma infraestrutura integrada, as soluções trocam informações entre si e operam de maneira conjunta. Dessa maneira, elas se tornam mais econômicas e também mais poderosas.

A Vianet Condomínios Inteligentes apresenta todas as soluções necessárias para garantir a segurança em condomínios. Essas soluções são conectadas a uma rede de fibra óptica multisserviços, que leva internet banda larga com ultravelocidade, TV digital e telefonia digital para todas as áreas comuns e privativas.

Além disso, a Vianet oferece outros recursos tecnológicos. Os smart sensors permitem realizar telemetria inteligente, para acompanhar com precisão o consumo de água, eletricidade e gás. Os recursos de conectividade, como ramal remoto e sistema de interfone digital, facilitam a comunicação dentro e fora do condomínio.

Com isso, os condôminos têm uma experiência superior, tanto em termos de segurança quanto de sustentabilidade, praticidade e comodidade.

Descubra tudo que a Vianet pode fazer por seu condomínio!

Voltar para o Blog