Internet

Por que a internet cai quando chove?

By 19 de janeiro de 2022 janeiro 24th, 2022 No Comments

Entenda os fatores que fazem a conexão cair em dia chuvosos.

Você já perdeu o prazo de entrega de um trabalho ou teve que parar de assistir sua série favorita porque o tempo mudou? Essa situação afeta sua experiência de uma forma muito negativa. Então, é natural ficar se perguntando: por que a internet cai quando chove? E, ainda mais importante: como você pode ter uma internet realmente estável?

Nesse artigo, você vai descobrir os fatores que fazem a conexão cair quando está chovendo. Você também vai entender se a internet fibra óptica, que é considerada uma das mais estáveis, pode ser afetada pelo tempo.

Quais são os fatores pelos quais a internet cai quando chove?

Por que a internet cai quando chove? Essa pergunta é mais complexa do que parece, pois não existe uma resposta única. Na realidade, vários fatores entram em jogo. Se a sua conexão ficou instável, o motivo pode ser qualquer um desses fatores ou uma combinação de vários deles.

O fator principal é o tipo de conexão que você utiliza em sua casa. A chuva afeta de maneiras diferentes as conexões via cabo metálico, rádio ou fibra óptica.

Entre essas três, a mais prejudicada pelas variações no tempo é a internet via rádio.

Na internet via rádio, os dados são transmitidos em ondas por áreas abertas. O canal de transmissão é o ar. Então, quando está chovendo, é como se houvesse milhares de pequenos obstáculos no canal, dificultando a passagem das ondas. Cada gota de chuva é um obstáculo.

Em outras palavras, a chuva altera as condições do canal de transmissão e pode distorcer o sinal. Assim, os aparelhos não conseguem manter uma comunicação estável na emissão e recepção dos dados.

No entanto, a internet via cabo também pode ser prejudicada pela chuva, especialmente quando ela é mais intensa.

Na internet via cabo metálico, os dados são transmitidos por meio da corrente elétrica. Por isso, a descarga provocada pela queda de raios pode causar uma interferência com a transmissão de dados. Além disso, a umidade pode se infiltrar nos filamentos dos cabos, o que também afeta a corrente elétrica da rede e a sua conexão.

Outro problema da internet via cabo é que esses cabos, em geral, são de cobre. Por isso, com o tempo, a umidade causa oxidação. Portanto, em longo prazo, a rede sofre deterioração por causa das chuvas. Para que isso não aconteça, é preciso que a empresa responsável faça manutenções periódicas.

Existem razões para as conexões em fibra óptica serem afetadas?

Enquanto as redes via cabo e rádio são diretamente afetadas pelo tempo, as redes de fibra óptica prometem mais estabilidade.

Por exemplo, um dos diferenciais da fibra óptica é que, devido aos materiais de que os cabos são feitos, ela não sofre interferência eletromagnética. Portanto, a queda de raios próxima à rede não deve causar o mesmo impacto que seria comum em uma rede de cabos de cobre.

Então, será que esse tipo de conexão nunca vai cair durante uma chuva?

Nesse caso, não existe uma interferência direta no canal de transmissão dos dados, que são os cabos. No entanto, pode haver impactos indiretos. Por exemplo, se a chuva derruba uma árvore, que atinge a rede de cabeamento, toda uma região pode ficar sem conexão. 

Além disso, durante chuvas, é mais comum que as pessoas fiquem em casa e usem a internet. Quanto mais pessoas estiverem conectadas ao mesmo tempo, maior será o tráfego de dados. Isso pode causar lentidão se você não tiver contratado um plano adequado.

Ainda assim, vale a pena lembrar que esses são problemas que não têm nenhuma relação com o tipo de conexão. Eles poderiam afetar da mesma forma – ou até mais – uma conexão via cabo comum.

O que você deve fazer nesses casos?

Se você não quiser sofrer com a internet caindo em dias de chuva, a primeira medida é mudar para uma rede de fibra óptica, já que ela sofre menos interferência direta das condições do tempo.

Essa é uma boa troca, já que a fibra óptica tem muitas outras vantagens, que ajudam a garantir a boa qualidade da conexão no dia a dia, com ou sem chuvas. Por exemplo, em comparação com outros tipos de rede, a degradação de sinal é menor na fibra óptica. Isso significa que você realmente recebe a velocidade contratada. Além disso, ela é fácil de instalar e seu custo é mais acessível do que as pessoas imaginam.

Além disso, contratar um plano de banda larga mais rápido vai ajudar a evitar lentidão quando houver vários usuários simultâneos. A boa notícia é que a fibra óptica oferece as maiores velocidades. Os melhores planos podem ultrapassar 600 Mbps.

Se mesmo assim a sua internet cai quando chove, pode haver um problema externo, como danos à estrutura da rede na sua região.

Nesses casos, você deve entrar em contato com o atendimento do provedor. Além de descobrir o motivo da perda de conexão, você também colabora para que o provedor identifique o problema e restaure sua internet mais rapidamente.

Neste artigo, você encontrou algumas respostas possíveis para a questão porque a internet cai quando chove. Além disso, viu que a rede de fibra óptica oferece mais estabilidade, em qualquer condição de tempo. Para completar, também descobriu algumas medidas práticas para ter uma experiência ainda melhor com sua conexão.

Agora, que tal dar o primeiro passo? Para melhorar a sua conexão de internet de uma vez por todas, vale a pena conferir os planos de internet fibra óptica ultrarrápida da Vianet.

Conheça e assine já! Basta escolher sua cidade abaixo:

Voltar para o Blog