Dicas de UtilidadeTV Digital

Por que a TV Digital em Fibra óptica é a sua melhor opção?

By 17 de junho de 2021 No Comments

Veja as principais diferenças entre a TV Digital via satélite e em Fibra Óptica

Quando você assina um serviço, com certeza quer escolher a melhor opção disponível e garantir uma experiência superior. Portanto, se você pretende contratar um serviço de TV Digital, deve buscar um provedor que usa a tecnologia mais moderna e eficiente.

A TV Digital já não é mais uma novidade, mas se você não contratou um serviço de Fibra Óptica, provavelmente não está aproveitando tudo que ela tem a oferecer. Entre a TV Digital por satélite e a TV Digital em fibra óptica, a segunda é sua melhor opção.

Nesse artigo, você vai entender as diferenças entre essas duas tecnologias e descobrir porque a TV Digital em Fibra Óptica é a melhor opção.

TV Digital via satélite

A TV Digital via satélite costumava ser a alternativa mais comum na casa dos brasileiros. Dificilmente você passava por uma rua em que a maioria das residências não tivesse antenas nos telhados. Agora, essa situação já está se transformando.

Para quem escolhe a TV Digital via satélite, a transmissão dos dados é feita por meio de ondas que são emitidas pelos satélites, recepcionadas pelas antenas do provedor e redirecionadas para uma antena menor instalada na sua casa. O aparelho decodificador então “traduz” os dados nessas ondas para a imagem na sua tela.

Assim, os assinantes de TV Digital via satélite precisam da instalação da antena e também do aparelho decodificador conectado ao seu televisor.

Essa tecnologia tem alguns problemas. Como os dados viajam em ondas pelo ar, as condições climáticas afetam bastante a qualidade da transmissão. Em dias de chuva ou ventania, o sinal da TV Digital pode ficar instável ou até falhar completamente. 

Além disso, é comum que os equipamentos sejam danificados em tempestades, gerando um gasto adicional para o conserto ou reposição. Até mesmo o telhado da sua casa pode sofrer danos, se a antena for atingida ou derrubada.

No final das contas, a TV Digital via satélite é mais barata para as empresas provedoras, que não precisam investir tanto em infraestrutura. Para o usuário – ou seja, você – elas não oferecem tantas vantagens.

TV Digital em fibra óptica

Antes de mais nada, uma boa dica é tomar cuidado com o termo “TV a cabo”. Ele se popularizou bastante no Brasil, mas nem toda empresa que oferece TV a cabo realmente utiliza a tecnologia dos cabos de fibra óptica.

Para quem escolhe a TV Digital em fibra óptica, a transmissão dos dados também começa via satélite. Porém, o sinal é recepcionado pelas antenas do provedor e a distribuição até sua casa é feita por meio de cabos de fibra óptica, uma das tecnologias consideradas mais modernas em telecomunicações.

Em outras palavras, uma parte da viagem das informações é feita pelo ar e a outra parte, pela rede de cabos.

Na segunda parte da viagem, os dados são transformados em luz e transmitidos por cabos de fibra de vidro revestidos de plástico. Para isso, é necessário realizar a instalação do cabeamento.

No entanto, ao contrário do que muitos pensam, essa alternativa não é complicada e seu custo é acessível. Atualmente, as redes de fibra óptica chegam até mesmo em localidades mais distantes.

Além disso, é possível aproveitar para a TV Digital em fibra óptica o mesmo cabeamento utilizado para a internet banda larga. Isso não cria conflito na transmissão de dados dos dois serviços e torna a infraestrutura mais eficiente.

A fibra óptica não é afetada pelas intempéries. Os cabos são revestidos por materiais que garantem a proteção do equipamento contra o ambiente externo. Ou seja, mesmo durante chuvas, ventanias e tempestades com raios, o sinal não é afetado e você pode continuar assistindo televisão normalmente.

Além disso, ela oferece maior velocidade na transmissão de dados. Não se trata apenas de números, mas da qualidade da transmissão, garantindo uma imagem melhor na sua tela. Assim, com a fibra óptica, você vai poder aproveitar melhor as altas taxas de pixels do seu aparelho de televisão.

TV Digital em fibra óptica é a melhor opção

Assim como acontece com a internet, a tecnologia de fibra óptica também é a melhor solução disponível para o serviço de TV Digital.

Como você viu nesse artigo, a TV Digital em fibra óptica tem uma vantagem importante em relação à TV Digital por satélite, já que a informação é transmitida pelos cabos, o que garante mais estabilidade ao sinal.

A capacidade e a velocidade de transmissão de dados pela fibra óptica também são maiores. Um único cabo de fibra óptica tem em torno de 36 fios, que chegam a uma velocidade de quase 4 Tb por segundo.

A diferença pode ser vista a olho nu. A TV Digital em fibra óptica garante uma qualidade de imagem melhor, com mais nitidez. Nem sequer aquela tela preta na troca de canais acontece quando você utiliza TV Digital em fibra óptica; em vez disso, a mudança da imagem de um canal para a imagem de outro é instantânea.

Por isso, a TV Digital em fibra óptica é a sua melhor opção. Com ela, você terá um sinal de melhor qualidade e, claro, uma experiência superior ao assistir televisão.

Para tornar tudo ainda mais simples, você pode aproveitar o cabeamento para contratar planos de combo de internet e TV Digital para sua casa. Assim, você também vai ter mais velocidade e estabilidade no sinal de internet. Com mais pessoas em casa e o uso da internet aumentando para trabalho, estudo e lazer, essa é uma vantagem importante.

A Vianet oferece planos de internet e TV Digital fibra óptica com ultravelocidade para sua casa. Assim, você e sua família não vão mais ficar na mão naqueles momentos mais cruciais do dia: a reunião do trabalho, a aula da escola ou o filme do final de semana.

Então, quer acabar com as interrupções? Contrate já!

Basta selecionar a sua cidade abaixo:

Voltar para o Blog