Dicas de UtilidadeInternet

Os riscos da internet ilegal e da pirataria digital

By 17 de fevereiro de 2022 No Comments

Você sabe quais são os riscos de ter internet ilegal em sua casa? Acompanhe o artigo e saiba mais

Recentemente, a pirataria digital vem ganhando mais atenção. Na televisão, são exibidas com frequência mensagens avisando que essa prática é um crime. Mesmo assim, muitas pessoas insistem porque não conhecem os riscos da internet ilegal.

À primeira vista, a internet ilegal pode parecer uma boa opção, já que é mais barata. No entanto, ela pode colocar você e sua família em perigo, de várias formas. Acompanhe esse artigo para entender melhor os riscos associados com a pirataria digital, em especial, a pirataria de internet.

O que é a internet ilegal

A internet ilegal tem várias formas. Vamos começar conhecendo melhor essa prática.

A forma mais conhecida de internet ilegal é o gato. É uma conexão bastante comum na periferia, que consiste em “puxar” o sinal para as casas, fazendo uma conexão diretamente com a rede de cabos da operadora na rua.

Outra forma bastante conhecida consiste em comprar um aparelho modificado e realizar a instalação em casa. Esse aparelho capta a rede de outros usuários, permitindo acessar a conexão sem contratar o serviço de internet.

Esses dois tipos de internet ilegal são enquadrados como crime de interceptação ou recepção não autorizada de sinal.

Uma forma que ainda é menos conhecida, mas está se disseminando rapidamente, consiste na distribuição de conexão ilegal. Nesse caso, uma pessoa contrata a internet do provedor legalmente. Então, ela instala antenas ou redes de cabos próprias, e distribui o sinal que contratou para outros usuários.

Essa segunda forma de internet ilegal tem um detalhe importante.

A instalação de antenas e redes de cabos é considerada uma atividade de telecomunicação. Portanto, só pode ser realizada com autorização do órgão regulador do setor, a Anatel. Se uma pessoa ou empresa faz a distribuição de conexão ilegal, ela comete o crime de desenvolvimento clandestino de atividade de telecomunicação.

Quem contrata o “serviço” de distribuição de conexão ilegal pode até não cometer crime, se não souber que a atividade está sendo desenvolvida sem autorização. Porém, esse usuário ainda está exposto a todos os riscos da internet ilegal.

Os riscos da internet ilegal

Antes de mais nada, é fundamental que você saiba que a internet ilegal apresenta riscos físicos. Qualquer forma de conexão que não seja realizada por uma empresa autorizada pela Anatel não passou por inspeções de segurança.

Os aparelhos vendidos para captar sinal de outros usuários, por exemplo, são fabricados clandestinamente. Não é incomum que esses aparelhos peguem fogo ou causem explosões. Eles também podem emitir radiação ou vazar componentes tóxicos. Assim, colocam você, sua família e até mesmo seus vizinhos em uma situação de perigo.

Os riscos também envolvem a preservação dos seus dados. Muitas vezes, os dados dos usuários de internet ilegal ficam expostos para quem criou a rede ou para outros usuários que compartilham a mesma rede. Portanto, informações pessoais e financeiras podem ser roubadas e usadas de várias formas, como fraudes e extorsões.

Outro risco que deve ser levado em consideração é a falta de qualidade. A internet ilegal nunca terá a mesma qualidade de conexão oferecida por uma infraestrutura adequada, implementada por um provedor autorizado.

A velocidade e a estabilidade da conexão de internet ilegal são inferiores. Além disso, quando há algum problema, você não conta com nenhum suporte.

Ou seja, embora você pague menos pela internet ilegal, também recebe muito menos. Considerando a acessibilidade da internet atualmente, vale muito mais a pena contratar um plano de um provedor autorizado.

E não acaba por aí. Um último risco, não menos importante, é a violação dos direitos do consumidor. Esse é um risco especialmente presente no caso daquela internet ilegal em que você contrata o sinal distribuído por um agente não autorizado.

Esse agente – uma pessoa ou empresa – implementou a infraestrutura de antenas ou redes de cabos para distribuir o sinal de internet. No entanto, ele não tem autorização da Anatel para realizar essa atividade. Por isso, ele também não tem nenhuma obrigação em relação a quem contrata seu serviço.

Basicamente, esse “provedor” pode fazer o que quiser: aumentar os preços, mudar as características do plano, cortar sua conexão sem aviso. Ele não é um fornecedor de verdade e, portanto, não precisa respeitar seus direitos de consumidor.

Os perigos da pirataria digital

A internet ilegal é só um dos tipos de pirataria digital que existem. Outro tipo bem comum é a pirataria de sinal de TV a cabo.

Também é pirataria digital a prática de compartilhar acesso a serviços de streaming e outras plataformas. E talvez a forma de pirataria digital mais antiga seja a cópia e distribuição online, não autorizada, de arquivos de filmes, séries, músicas, livros e jogos.

Todo tipo de pirataria digital traz algum perigo. Por exemplo, ao baixar da internet um filme nos famosos sites de torrent, você corre o risco de instalar um vírus na sua máquina. Esse vírus pode apagar seus arquivos ou enviar seus dados para outras pessoas.

No entanto, existe um perigo da pirataria digital que nunca é muito comentado. Trata-se do impacto que ela traz para as pessoas que não participam dela.

Quando as pessoas optam pela pirataria digital, as empresas que estão envolvidas em fornecer o serviço legalmente perdem dinheiro. Por exemplo, quando as pessoas aderem à internet ilegal, os provedores de internet perdem usuários pagantes.

Quanto maior a pirataria, maior é a perda financeira para as empresas. Para compensar essa perda e continuar exercendo sua atividade, elas precisam aumentar os preços para seus usuários. Resumindo: a pirataria digital colabora negativamente para tornar os serviços de internet e outros muito mais caros.

Todos os riscos da internet ilegal que você viu nesse artigo são excelentes motivos para não cair na pirataria digital. Em vez disso, opte por investir em um bom plano de internet, fornecido por um provedor autorizado de confiança. Assim, você terá uma experiência muito mais segura e satisfatória.

Conheça os planos de internet 100% fibra óptica ultraveloz da Vianet e descubra que você pode contratar um serviço legalizado com promoções incríveis!

Basta selecionar a sua cidade abaixo:

Voltar para o Blog