fbpx
Condominios Inteligentes

O que é CFTV?

By 15 de dezembro de 2021 No Comments

Descubra de uma vez por todas o que é CFTV e saiba como você pode deixar o seu condomínio mais seguro hoje!

Uma das soluções tecnológicas que podem ser utilizadas em portarias de condomínios é o CFTV. Ela ajuda a tornar o empreendimento mais seguro. Assim, é um fator importante para sua valorização e para a atração de condôminos.

Neste artigo, você vai entender melhor o que é CFTV, como funciona, para que serve e porque você deve implementar essa solução em seus empreendimentos!

O que é CFTV

A sigla CFTV significa Circuito Fechado de Televisão. Em inglês, é utilizada a sigla CCTV – Closed Circuit Television.

É uma solução tecnológica utilizada para realizar o monitoramento interno, por meio de câmeras conectadas a um sistema central. As imagens capturadas por essas câmeras são exibidas e podem ser acompanhadas em tempo real. Além disso, os registros também ficam gravados.

A principal diferença entre o CFTV e um sistema comum de segurança com câmeras é a possibilidade de monitorar o que está acontecendo, no momento em que está acontecendo. Isso traz para a segurança um aspecto mais proativo, e não apenas reativo.

O CFTV pode ser analógico ou digital. Em um CFTV digital, a transmissão das imagens entre as câmeras e os monitores é realizada por meio da conexão de internet.

Com uma rede de fibra óptica multisserviços, o CFTV é ainda mais eficaz, porque a ultravelocidade garante que as imagens sejam transmitidas e exibidas sem gargalos. Além disso, é possível implementar essa solução utilizando a mesma infraestrutura de várias outras ferramentas para o condomínio, como o Interfone Digital.

Para que serve CFTV

O CFTV serve para tornar o trabalho de monitoramento e vigilância mais simples, eficiente e confiável. Com ele, é possível identificar situações de risco e agir, de maneira proativa ou reativa.

Imagine, por exemplo, que uma tentativa de invasão é observada pelo CFTV. Nesse caso, é possível acionar mais rapidamente as autoridades, para receber apoio e evitar que a invasão de fato aconteça.

Agora, imagine um cenário diferente: um caso de vandalismo, com destruição da propriedade privada. A situação não é observada no CFTV, mas o registro é gravado. Quando o dano à propriedade for notado, é possível utilizar as gravações para identificar o responsável e tomar as medidas de reparação necessárias.

Qual é a importância do CFTV

Essencialmente, portanto, o CFTV é importante porque é uma ferramenta para aumentar a segurança em ambientes amplos, especialmente aqueles que têm acesso limitado. Eles são frequentemente utilizados em shoppings, supermercados, edifícios de escritórios e, claro, condomínios.

O CFTV pode ser utilizado externamente, no perímetro do local, e internamente. Assim, ele é importante para a segurança em duas dimensões. A primeira dimensão está associada a situações de risco que ameaçam os moradores ou frequentadores do local. A segunda está associada a incidentes envolvendo os próprios moradores ou frequentadores.

Porque seu empreendimento precisa de um CFTV

Todo condomínio tem alguns mecanismos de segurança. A portaria tradicional, em que uma pessoa fica responsável por observar a entrada, para controlar o acesso e monitorar situações de risco, é o mecanismo mais comum. Porém, ele está longe de ser o suficiente.

Em primeiro lugar, considere que, se o profissional da portaria realizar o monitoramento de maneira direta, ele fica mais exposto. A gestão do condomínio, por sua vez, é responsável por tudo que possa acontecer com esse funcionário.

Além disso, mesmo que o profissional identifique uma situação de risco, em muitos casos, sua capacidade de ação é muito limitada. A medida mais eficaz que ele pode tomar é simplesmente acionar as autoridades responsáveis.

Com a realização do monitoramento por meio de um CFTV, o funcionário permanece protegido e pode acionar as autoridades mais rapidamente quando uma situação de risco aparece.

Em segundo lugar, as situações de risco não acontecem apenas na portaria. Podem haver tentativas de invasão, casos de vandalismo e outras intercorrências em todo o perímetro do condomínio.

Portanto, contar com um monitoramento direto é extremamente ineficiente. Seria necessário ter uma equipe de profissionais trabalhando apenas para dar conta dessa tarefa, o que aumentaria significativamente os custos.

O CFTV resolve esse problema, porque permite fazer o monitoramento do perímetro à distância. Uma única pessoa consegue acompanhar o que acontece em todo o entorno do condomínio, por meio dos monitores que exibem as imagens das câmeras em tempo real. A mesma lógica vale para o monitoramento da área interna do condomínio.

Outro motivo para implementar CFTV no seu empreendimento está especialmente ligado ao monitoramento da área interna. Eventualmente, nos condomínios, ocorrem incidentes envolvendo disputas entre os moradores. Um exemplo são os acidentes de carro nas ruas internas.

O CFTV oferece uma solução para resolver as disputas de uma maneira objetiva. Utilizando as gravações, é possível determinar o responsável. Assim, a pessoa prejudicada pode obter sua reparação, sem que esses incidentes acabem recaindo sobre os administradores.

Também vale a pena destacar que o CFTV pode ter um efeito positivo para evitar que situações de risco e incidentes aconteçam. O simples fato de saber que existe um sistema de monitoramento por câmeras inibe algumas ações.

Em resumo, o CFTV colabora para tornar o empreendimento mais seguro, de uma forma eficiente, até mesmo do ponto de vista financeiro. E, com mais segurança, forma-se um diferencial que atrai novos condôminos.

Neste artigo, você descobriu o que é CFTV, como funciona, para que serve e porque você deve implementar essa solução em seus empreendimentos. Para realizar essa transição, você pode contar com a Vianet, empresa especializada em soluções digitais para Condomínios Inteligentes.

Quer implementar uma gama completa de recursos de segurança, comodidade e conectividade em uma mesma infraestrutura? Entre em contato com nossos especialistas!

Basta selecionar um dos botões abaixo:

Voltar para o Blog