Dicas de UtilidadeInternet

Descubra como extrair o máximo da sua internet

By 9 de junho de 2021 junho 11th, 2021 No Comments

Chegou a hora de descobrir algumas dicas de como aproveitar o máximo que a sua internet pode oferecer!

Quando você está pagando por um serviço, é natural querer extrair o máximo dele. Essa é uma forma inteligente de valorizar seu dinheiro, e ela se aplica aos mais variados serviços, inclusive para a internet da sua casa.

Você paga por um bom plano, mas sente que não está aproveitando tudo que ele tem a oferecer, em termos de velocidade? Existem vários elementos que podem estar prejudicando o sinal e afetando a sua experiência negativamente. Então, chegou a hora de descobrir seis medidas práticas para extrair o máximo da sua internet.

1. Testar a velocidade

Para extrair o máximo da sua internet, você precisa começar verificando se a internet que chega até o seu modem está de acordo com o plano que foi contratado. Para isso, é preciso fazer um teste de velocidade online.

O procedimento é simples e rápido. Você conecta um dispositivo ao modem através da porta LAN 1, utilizando um cabo de rede. É preciso usar essa porta, pois é a única que funcionará via cabo de rede.

Em seguida, você acessa o site fast.com. O site vai diagnosticar a velocidade com que a internet chega ao modem.

Se essa velocidade estiver abaixo do contratado, é preciso entrar em contato com seu provedor. Se precisar falar com a gente, é só clicar aqui para visualizar os canais de contato com o Suporte Vianet. Estamos sempre conectados para te atender!

Se a velocidade estiver dentro do contratado e, mesmo assim, a sua experiência não for positiva, o problema deve ser na sua rede Wi-Fi.

Nesse caso, confira as próximas dicas para extrair o máximo da internet em sua casa.

2. Identificar outras redes

Uma internet lenta pode ser resultado de interferências no sinal, causadas por outras redes Wi-Fi próximas. A rede do seu vizinho pode estar funcionando no mesmo canal de operação que a sua, ou em um canal próximo.

Uma boa solução é mudar o canal de operação do seu roteador. O procedimento varia conforme a marca e o modelo que você utiliza, e pode ser encontrado no Manual do Cliente Vianet ou na internet.

3. Identificar outros dispositivos

Além de outras redes, a sua internet também pode estar sofrendo interferência de outros dispositivos. Alguns exemplos são telefones sem fio mais antigos, babás eletrônicas e microondas, além de dispositivos com conexão bluetooth.

Por isso, vale a pena verificar quais dispositivos em sua casa estão emitindo sinais que interferem com a internet. Depois, você pode tentar afastá-los do modem ou mantê-los desligados sempre que não estiverem sendo utilizados.

4. Reduzir barreiras físicas

Mesmo sem interferências, sua experiência com a internet está pouco satisfatória? Verifique se o problema são as barreiras físicas. O sinal da rede Wi-Fi pode se propagar através de obstáculos, mas ele perde um pouco de força sempre que passa por uma parede, um espelho, um aquário.

Por isso, uma boa forma de extrair o máximo da sua internet é fazer a instalação do equipamento em um ambiente central e aberto da casa. Quanto menos barreiras físicas o sinal atravessar para chegar aos diferentes cômodos da casa, melhor será a qualidade da conexão.

5. Considerar a demanda

Por maior que seja a capacidade do plano de internet que você contratou, ela tem um limite. Se muitas pessoas estiverem usando a internet ao mesmo tempo, a demanda pode se aproximar desse limite de capacidade, tornando a conexão mais lenta.

Vale a pena lembrar que muitos dispositivos têm programas rodando em segundo plano, conectados à internet. Ou seja, ainda que ninguém esteja usando esses programas, eles estão consumindo dados da mesma forma.

É o caso, por exemplo, do Google Drive, que sincroniza os arquivos do dispositivo com a nuvem em segundo plano até quando está fechado.

Uma das soluções possíveis é fechar programas e apps conectados à internet que rodam em segundo plano. Outra medida é organizar a demanda das pessoas que usam a internet; por exemplo, evitar que uma pessoa esteja assistindo filmes enquanto a outra tenta participar de uma reunião online.

Não se esqueça de que algumas atividades online consomem mais banda do que outras. Por exemplo, um jogo online ou o streaming de um vídeo consomem mais do que uma simples busca no Google. Se todas as pessoas da casa estiverem realizando “atividades pesadas” ao mesmo tempo, a capacidade vai se esgotar bem rápido.

Em último caso, se a capacidade do plano não está mais dando conta da demanda, pode ser necessário contratar um plano de internet maior. Caso você seja cliente Vianet, nós temos um Upgrade especial esperando por você! Basta clicar no botão abaixo para falar com a gente:

6. Fazer um upgrade de roteador

Uma última medida para quem quer extrair o máximo da sua internet é fazer um upgrade de roteador.

Isso pode resolver problemas como a interferência de sinais. Por exemplo, um roteador com padrão 5 GHz tem mais canais de operação e, portanto, menor chance de haver sobreposição de canais com outros aparelhos.

Para fazer o seu upgrade, uma boa dica é conhecer os Roteadores Mesh com tecnologia AC. Eles oferecem velocidade de ultra banda larga para todos os dispositivos conectados à rede Wi-Fi e cobertura para todos os pontos cegos da sua casa. Além disso, você pode gerenciar a rede pelo smartphone.

Quando estiver selecionando o modelo de roteador, opte por aqueles que utilizam padrões 5 GHz (com mais canais de operação) e 802.11ac (com maior velocidade), além de antenas de 5dbi (com maior alcance).

Depois de comprar o seu novo roteador, não se esqueça das recomendações anteriores! Deixe o aparelho longe de equipamentos que podem interferir com seu sinal e posicione-o em uma área central e aberta da casa.

Além disso, vale a pena observar que alguns provedores de internet, como a Vianet, oferecem certos modelos de modem que apresentam a função Wi-Fi. Nesse caso, você nem mesmo precisa de um roteador, pois o próprio modem faz a distribuição da internet na rede sem fio.

Neste artigo, você viu seis medidas práticas para extrair o máximo da sua internet. Porém, essas medidas só são eficazes se você tiver um bom plano de internet, para começar.

A Vianet oferece planos de internet fibra óptica com ultravelocidade para sua casa. Assim, você e sua família não vão mais ficar na mão naqueles momentos mais cruciais do dia: a reunião do trabalho, a aula da escola, o filme do final de semana.

Então, quer acabar com as interrupções? Contrate já!

Basta selecionar sua cidade abaixo:

Voltar para o Blog