Dicas de UtilidadeInternet

Como o Ping afeta sua conexão de internet?

By 16 de agosto de 2021 No Comments

Você sabe o que é Ping? Se você usa bastante a internet, conhecer esse termo é importante, porque ele afeta sua conexão e, claro, sua experiência de navegação.

O Ping é uma ferramenta que permite avaliar o estado da rede e a atividade de qualquer dispositivo conectado a ela. Por isso, se a conexão de internet está lenta, verificar o Ping pode ajudar a entender melhor o problema.

Nesse artigo, você vai aprender o que é Ping e como ele afeta sua conexão de internet.

O que é Ping

Ping é a sigla para Packet Internet Network Grouper, ou seja, Agrupador de Pacotes da Rede de Internet. Ele também é conhecido como “latência”.

Trata-se de um comando, que pode ser utilizado em basicamente qualquer sistema operacional. Esse comando analisa o tempo de transmissão de um pacote de dados entre dispositivos conectados à mesma rede.

A avaliação traz um resultado em tempo, que geralmente é de apenas milissegundos (ms). Quanto maior for o Ping, então, maior o tempo de transmissão do pacote de dados – o que indica lentidão na rede.

O Ping não se limita a avaliar o tempo de transmissão entre computadores. Qualquer dispositivo conectado à rede pode ser avaliado, até mesmo uma impressora. Além disso, ele pode verificar a conexão também com servidores ou endereços da web específicos.

Entendendo os valores de Ping

Quando você usa o comando Ping, o resultado é apresentado em um valor de tempo. Um valor muito alto indica que o dispositivo testado não está conectado corretamente à rede ou que a rede em si está apresentando problemas. Afinal, quanto maior o Ping, maior o tempo de transmissão de dados.

Por outro lado, quando o valor de Ping está baixo, isso indica que a rede está funcionando bem e que o dispositivo testado está conectado adequadamente à rede. Um Ping menor representa menor tempo de transmissão de dados.

Para quem utiliza a internet em atividades que exigem maior velocidade na transmissão de dados – por exemplo, para games online ou streaming de vídeo – o ideal é que o Ping esteja abaixo de 100 ms.

Os usuários casuais de internet – quem usa a conexão apenas para editar arquivos de texto e planilhas, ou para acessar lojas online – podem não ter grandes problemas com um Ping mais alto. Mesmo assim, quanto menor a velocidade da transmissão de dados, melhor sua experiência com a internet.

Como utilizar o comando Ping

Se você quiser utilizar o comando Ping para testar a velocidade de transmissão de dados entre dispositivos na sua rede, o método é bastante simples.

Se você tiver um dispositivo com sistema operacional Windows, siga os passos abaixo:

  • Clique no menu Iniciar
  • No campo de busca, digite “cmd” ou “prompt de comando”; uma janela vai ser aberta
  • Na janela, digite ping e o IP do dispositivo que será testado, ou o endereço da web que será usado para o teste; por exemplo: ping www.google.com

Se você tiver um dispositivo com sistema operacional Mac OS X, siga os passos abaixo:

  • Clique na pasta de Aplicativos
  • Clique na pasta de Utilitários
  • Selecione o Terminal; uma janela vai ser aberta
  • Na janela, digite ping e o IP do dispositivo que será testado, ou o endereço da web que será usado para o teste; por exemplo: ping www.google.com

Se você tiver um dispositivo com sistema operacional Linux, siga os passos abaixo:

  • Use as teclas de atalho Ctrl + Alt + T; uma janela vai ser aberta
  • Na janela, digite ping e o IP do dispositivo que será testado, ou o endereço da web que será usado para o teste; por exemplo: ping www.google.com

Depois que você realizar esse procedimento, o sistema deve realizar quatro transmissões de pacotes de dados para verificar o funcionamento da rede e do dispositivo. Basta aguardar enquanto o teste é finalizado. Na mesma janela, vão ser exibidos os resultados.

Você vai poder ver a quantidade de pacotes enviados, recebidos e perdidos. Também poderá ver a velocidade mínima, máxima e média da transmissão de dados, considerando ida e volta.

A existência de pacotes de dados perdidos indica que a tentativa de transmissão ultrapassou o limite máximo de tempo e o pacote foi descartado. Se o dispositivo testado não puder ser encontrado, ou se a rede estiver com problemas, isso pode ocorrer. Nesse caso, vale a pena verificar se todos os equipamentos e dispositivos estão ligados e conectados adequadamente.

Além disso, como você já viu, quanto menor for o Ping médio, melhor a qualidade da conexão, já que os dados são transmitidos com alta velocidade e sem perdas.

Como reduzir o Ping

Se o Ping estiver muito alto e houver perda de pacotes no teste, você pode tomar algumas medidas simples para melhorar a qualidade da conexão.

Tente fechar os aplicativos que rodam em segundo plano, consumindo sua capacidade de transmissão de dados. É o caso, por exemplo, de aplicativos de armazenamento de dados em nuvem, que fazem a sincronização em segundo plano, mesmo quando não estão abertos.

Para quem joga ou assiste vídeos online, reduzir as configurações pode ajudar; por exemplo, selecionando uma resolução ou taxa de FPS menor. Também evite usar mais de um aplicativo pesado conectado à internet por vez.

Além disso, fique atento aos horários de pico, em que há mais usuários conectados à rede. Nesses horários, a alta demanda pode reduzir a qualidade da conexão de internet. Portanto, se você usar a internet em horários com menos concorrência, pode ter uma experiência melhor.

É claro que também é importante contratar um plano de internet adequado às suas necessidades, com um provedor que utilize a tecnologia mais moderna e eficiente. Por isso, se o Ping está alto e sua conexão está lenta, talvez seja hora de trocar de provedor.

A Vianet oferece planos de internet fibra óptica com ultravelocidade para sua casa. Assim, você e sua família não vão mais ficar na mão naqueles momentos mais cruciais do dia: a reunião do trabalho, a aula da escola, o filme do final de semana.

Então, que tal ter o melhor da internet na sua casa? Contrate já!

Voltar para o Blog