Condominios InteligentesDicas de Utilidade

Como implantar o melhor controle de acesso do jeito certo

By 13 de maio de 2020 outubro 6th, 2020 No Comments

Você é síndico de um condomínio, andou lendo bastante sobre segurança condominial e chegou à conclusão de que implantar um controle de acesso é uma boa ideia. Excelente, você já deu alguns passos muito importantes. Porém, agora, chega o momento de responder a uma questão: como implantar o melhor controle de acesso do jeito certo?

Na verdade, essa questão é composta de duas partes. Primeiro, você quer saber como encontrar o melhor controle de acesso. Afinal, existem inúmeras soluções disponíveis no mercado. Para quem não é especialista, pode parecer impossível descobrir qual delas é a escolha ideal.

Segundo, você também quer saber como passar por esse processo de implantação do jeito certo. Afinal, não adianta escolher a melhor solução se o projeto não avançar com sucesso. É apenas um desperdício de tempo e dinheiro, duas coisas que ninguém quer perder.

Hoje, vamos responder precisamente a essas duas questões. Ao final desse artigo, você vai saber como escolher o melhor controle de acesso e como garantir que a implantação seja um sucesso. Então, mãos à obra!

Como escolher o melhor controle de acesso

Nós sabemos que escolher o melhor controle de acesso pode parecer difícil, se você não trabalha com tecnologia de segurança condominial e não tem um conhecimento técnico para isso. Então, em vez de se apegar a esses aspectos técnicos, o segredo está em voltar ao básico.

Você não precisa ser um especialista em computação para escolher um bom computador, ou um especialista em automóveis para escolher um carro. Em vez disso, você observa alguns aspectos fundamentais e usa, muito, o bom senso.

O primeiro ponto é buscar um fornecedor confiável. A reputação é muito importante. Por isso, busque empresas que já tenham uma carteira de clientes; ou seja, que já atendem vários outros condomínios. Se possível, tente entrar em contato com os síndicos desses condomínios e saiba qual é a opinião deles sobre a solução de controle de acesso que contrataram.

O segundo ponto é, se possível, pedir uma demonstração. Ver como a solução funciona pode ajudar no processo de determinar se ela atende às suas necessidades. Além disso, muitas perguntas podem surgir quando você vê o controle de acesso em ação pela primeira vez – perguntas para as quais é melhor encontrar uma resposta antes de comprar, e não depois.

O terceiro ponto é analisar a ficha técnica da solução que está sendo oferecida. Você não precisa ter um conhecimento muito profundo para saber, por exemplo, que um controle de acesso com inteligência artificial é mais avançado do que um modelo de liberação da entrada via senha. 

O quarto e último ponto é olhar para o preço e, mais do que isso, projetar como ele vai afetar as contas do condomínio e impactar as taxas pagas pelos condôminos. É essencial manter “o pé no chão”, pois a viabilidade financeira é tão importante quanto a qualidade da solução. 

Como garantir que a implantação do controle de acesso seja um sucesso

Depois de escolher o melhor controle de acesso, e de obter a aprovação da assembleia dos condôminos para a contratação, é o momento de implantar. Para que tudo transcorra com tranquilidade, existem dois pontos principais.

O primeiro ponto é ter um plano para essa implantação, com prazos e entregas bem definidos. O segundo ponto é manter uma boa comunicação com a empresa contratada. Você precisa ir acompanhando o cronograma, se certificando de que as entregas prometidas sejam feitas no prazo e, se houver qualquer dúvida (sua ou dos condôminos), precisa conversar com a empresa e obter respostas rápidas.

Parece simples, não é? E realmente, é muito simples, porque estamos falando da contratação de uma única solução – apenas o controle de acesso.

Agora, suponha que estamos falando de um condomínio que vai contratar várias soluções: controle de acesso, interfone digital, alarmes e sensores, sistema de segurança perimetral. A lista pode ser ainda mais longa.

Nesse caso, o cenário fica bem mais complexo se o síndico contratar uma empresa diferente para cuidar de cada solução. Vão ser vários planos, com prazos e entregas que se cruzam, e muitos contatos para a comunicação. Qualquer pessoa pode se perder no meio de tanta informação, e acabar deixando uma data importante da implantação passar, por exemplo. 

Por isso, a maneira mais inteligente é optar por um projeto integrado, em que uma única empresa forneça todas as soluções de que o condomínio precisa. Não apenas é um caminho muito mais simples e organizado, como também tende a ser mais ágil e até mais econômico. 

Naturalmente, isso nos leva de volta a um ponto que já foi discutido antes: a importância de escolher um fornecedor realmente confiável. 

Uma dica é observar se a empresa atua de maneira consultiva, isto é, se ela entende as necessidades do seu condomínio e apresenta um projeto adequado para o seu caso. Esse tipo de atendimento traz uma experiência melhor e, ainda mais importante, colabora para que os resultados que o condomínio vai ter com as soluções adotadas seja coerente com as expectativas. Afinal, um projeto personalizado tem muito mais chances de sucesso do que um projeto padrão, genérico.

Bom, se você, síndico, tem um plano e mantém a comunicação com a empresa, está no rumo certo para que a implantação do controle de acesso seja um sucesso. Apenas lembre-se de que você, nessa relação, não é o ponto final: é o representante dos condôminos, dos moradores. 

Por isso, qualquer nova informação que apareça no andamento do projeto deve ser transmitida a eles. Dessa forma, você tranquiliza os moradores e mostra para eles que a contratação foi uma decisão acertada.

Chegamos ao final desse artigo, e a mensagem que você precisa levar é essa: não é difícil implantar o melhor controle de acesso do jeito certo. Depois que você escolhe um bom fornecedor, uma boa empresa para ser sua parceira nessa empreitada, boa parte da questão está resolvida. 

A Vianet se propõe a ser esse tipo de fornecedor, que oferece soluções de qualidade, atendimento consultivo, e ainda consolida todas as soluções que o condomínio precisa em um projeto integrado, único.

Quer saber mais sobre o que há de mais moderno em controle de acesso inteligente? Clique aqui.

Voltar para o Blog