Dicas de UtilidadeInternet

A velocidade da sua internet está baixa? Descubra o porquê

By 7 de junho de 2021 junho 11th, 2021 No Comments

Descubra o motivo pelo qual sua internet pode estar lenta!

Com as pessoas ficando em casa mais tempo do que nunca, uma tendência que deve se manter mesmo depois da pandemia, uma internet com velocidade baixa também se transformou em um grande problema. Trabalho, estudos e lazer dependem da internet e, por isso, você espera uma boa velocidade.

Por isso, se a velocidade da sua internet está baixa, você precisa descobrir o motivo. Em muitos casos, o problema pode ser a versão do protocolo de conexão wireless dos seus dispositivos, que pode estar impedindo o máximo aproveitamento da internet contratada.

Parece complicado? Pode ficar tranquilo – nesse artigo, você vai entender de uma maneira simples o que isso significa e como você pode resolver o problema para ter uma internet mais rápida na sua casa.

A importância dos dispositivos e de suas configurações

Contratar um bom plano de dados, com um provedor de internet confiável que tenha um serviço de excelência, é muito importante. Porém, apenas isso não basta.

Se você não tiver dispositivos atualizados e configurados adequadamente, provavelmente não conseguirá aproveitar tudo que a sua internet tem a oferecer.

Quando falamos em dispositivos, neste artigo, estamos nos referindo aos dispositivos que você usa para navegar na internet – principalmente computadores, tablets e smartphones.

Basicamente, é como se você comprasse uma Ferrari, mas tentasse dirigi-la amarrando uma cordinha e puxando: você tem um carro extremamente potente, mas o instrumento que você usa para movê-lo é fraco, ultrapassado. Por isso, o carro não vai sair do lugar.

Por isso, se a velocidade da sua internet está lenta, é fundamental que você verifique seus dispositivos e verifique se existe algum problema no funcionamento deles ou na maneira como estão configurados.

Dispositivos e protocolos de conexão wireless

Você pode ter notado que, apesar de dois dispositivos estarem conectados na mesma rede de internet em sua casa, um deles parece ter uma velocidade de internet maior do que o outro. Por exemplo, no seu smartphone, um filme carrega muito mais rapidamente do que no seu computador.

Isso acontece, em geral, devido ao protocolo de conexão wireless que cada dispositivo utiliza.

Atualmente, a maioria dos dispositivos na sua casa provavelmente estão conectados à internet por meio de uma conexão sem fio, ou seja, wireless. Na conexão wireless, são utilizados protocolos, que são conjuntos de especificações. Existem diferentes versões desses protocolos, algumas mais antigas e outras mais modernas.

Alguns anos atrás, utilizavam-se principalmente os protocolos 802.11a, 802.11b, 802.11e e 802.11g. Eles permitiam estabelecer conexões wireless com velocidades variando entre 2 Mbps e 54 Mbps. Isso era suficiente, em relação aos planos de internet existentes na época.

Hoje, são mais utilizados os protocolos 802.11n e 802.11ac. Dispositivos que utilizam o protocolo 802.11n conseguem estabelecer conexões com velocidades de 100 Mbps a 450 Mbps, enquanto aqueles que utilizam o protocolo 802.11ac conseguem estabelecer conexões com velocidades chegando a até 1.300 Mbps.

Nem precisamos explicar mais para ficar claro que os dispositivos com protocolos mais atuais aproveitam muito melhor a capacidade dos planos de internet que são oferecidos agora. Afinal, eles podem alcançar velocidades até 24 vezes superiores aos dispositivos com protocolos mais antigos.

Em outras palavras: se a sua internet está com uma velocidade baixa, o problema pode não ser no plano de internet em si.

Em vez disso, o problema pode ser o protocolo de conexão wireless utilizado pelo seu computador, tablet ou smartphone, que não consegue alcançar velocidades mais altas.

Protocolos e frequência de banda

Além da velocidade que os protocolos conseguem atingir, outro fator que pode fazer sua internet ser mais lenta é a frequência de banda.

Quanto maior a frequência, menos interferências causadas pelo sinal de outros aparelhos e menos instabilidade no sinal da rede sem fio.

Os protocolos mais antigos operavam na frequência de 2.4 GHz. O protocolo 802.11n opera entre 2.4 GHz e 5 GHz. O protocolo 802.11ac opera em 5GHz.

Por isso, dispositivos que usam os protocolos mais recentes sofrem menos interferências e apresentam um sinal mais estável.

Por isso, se você tem um dispositivo que usa os protocolos mais recentes, vai conseguir aproveitar melhor a velocidade da internet oferecida pelo plano contratado com seu provedor.

Compatibilidade e performance dos dispositivos

Se você tem dispositivos que utilizam protocolos mais antigos, isso não significa que eles vão ser incompatíveis com redes wireless nos protocolos mais recentes.

A rede na sua casa é de um protocolo 802.11n, 802.11ac ou posterior? Mesmo assim, os dispositivos que usam protocolos anteriores podem se conectar. Isso é possível porque os protocolos mais recentes são retrocompatíveis, ou seja, compatíveis com dispositivos que usam versões anteriores.

Isso significa que os dispositivos vão conseguir se conectar à rede sem fio. Porém, em termos de performance, eles ficarão limitados às especificações do protocolo que utilizam.

Por exemplo, um computador que utiliza o protocolo 802.11g pode se conectar a uma rede no protocolo 802.11ac, mas sua velocidade máxima ainda vai ser de 54 Mbps.

Como aproveitar melhor a velocidade da internet

Antes de mais nada, você precisa verificar quais protocolos de conexão wireless seus dispositivos utilizam. Essa informação pode ser encontrada nos manuais dos computadores, tablets e smartphones. Se você não tiver mais a documentação, pode encontrar a informação também na internet.

Se você chegou à conclusão de que a velocidade da sua internet está baixa porque os dispositivos usam protocolos desatualizados, a solução pode ser atualizar os dispositivos, trocando por modelos mais novos.

No entanto, se os seus dispositivos estão atualizados, o problema pode estar no plano que o seu provedor de internet oferece. Nesse caso, a solução é ainda mais simples: buscar um provedor que ofereça soluções e planos superiores.

A Vianet oferece planos de internet fibra ótica com ultravelocidade para sua casa. Assim, você e sua família não vão mais ficar na mão naqueles momentos mais cruciais do dia: a reunião do trabalho, a aula da escola, o filme do final de semana.

Então, quer acabar com as interrupções? Contrate já!

Basta selecionar sua cidade abaixo:

Voltar para o Blog