Dicas de UtilidadeInternet

A internet é segura? Dicas para proteger seus dados

By 25 de junho de 2021 No Comments

Descubra como proteger seus dados ao usar a internet

A internet abre muitas portas e nos dá acesso a uma quantidade gigantesca de informação. Porém, se você quer garantir sua segurança e evitar dores de cabeça, é importante conhecer maneiras de evitar que os seus dados estejam circulando livremente no meio de toda essa informação.

Felizmente, existem medidas práticas que você pode tomar para proteger seus dados na internet. Confira nossas dicas!

Leia antes de aceitar

A primeira boa prática está relacionada a um erro muito comum que a grande maioria das pessoas comete na internet: aceitar termos de uso e políticas de privacidade dos sites e aplicativos sem ler.

Quando você se cadastra em uma rede social, acessa uma loja online ou entra em um app de jogo, você provavelmente é convidado a aceitar os termos de uso e as políticas de privacidade. Esses são documentos que informam como a empresa responsável pelo site, plataforma ou aplicativo vai tratar os dados de seus visitantes e usuários.

Em outras palavras, nesses documentos você descobre se os seus dados vão ser protegidos ou não; e, quando você faz o aceite, está concordando com as medidas de segurança (ou a falta delas). Por isso, é interessante ler antes de aceitar.

Melhore suas senhas

Outra recomendação importante é melhorar suas senhas. Muitas pessoas usam senhas fracas e até repetem a mesma senha – ou variações da mesma senha – em diversos serviços na internet. Isso significa que o risco de sofrer um ataque hacker nas suas contas é maior.

Se você quiser criar senhas fortes, algumas dicas são:

  • Fazer uma combinação com mais de 8 caracteres
  • Usar números, letras e símbolos
  • Usar letras maiúsculas e minúsculas
  • Não repetir os elementos da senha
  • Não usar elementos ligados aos seus dados pessoais, como data de nascimento

Um dos motivos pelos quais as pessoas usam senhas mais fracas é o medo de esquecer a combinação e perder o acesso aos serviços nos quais estão cadastradas. No entanto, existem ferramentas que salvam suas senhas em um único lugar, para que você não tenha que se preocupar com a memorização de cada uma das combinações.

É claro que, antes de usar uma dessas ferramentas, você precisa verificar se ela é confiável. Um bom exemplo é o próprio navegador Chrome, da Google. Ele sugere senhas fortes quando você se cadastra em um novo site, plataforma ou aplicativo, e salva essa senha associada à sua conta Google.

Ative a verificação em duas etapas

Além da senha forte, seus dados também recebem maior proteção se você ativar a verificação em duas etapas.

Basicamente, a verificação em duas etapas é uma medida de segurança adicional. Depois de inserir sua senha em um serviço online, você recebe um código por e-mail ou SMS, ou gera o código em um aplicativo. O acesso só é permitido depois de informar esse código corretamente, dentro de um certo período de tempo.

Na maioria dos serviços, a verificação em duas etapas só é utilizada quando existe risco de que a conta esteja sendo atacada; por exemplo, quando a tentativa de acesso está sendo realizada por meio de um dispositivo desconhecido. Porém, alguns serviços mais sensíveis, como internet banking, podem solicitar a verificação em duas etapas em todos os acessos.

Tome cuidado com e-mails e sites suspeitos

Se alguém quiser roubar seus dados na internet, eles podem fazer isso por meio de e-mails e sites. Quando você abre um anexo de e-mail ou entra em um site mal-intencionado, ocorre o download de um programa no seu computador. Esse programa consegue varrer seus dados, que estão salvos na máquina, e enviar para outras pessoas.

Por isso, você deve tomar muito cuidado com e-mails de remetentes desconhecidos, evitando abrir as mensagens e especialmente os anexos. Ao identificar esse tipo de mensagem, exclua imediatamente.

Lembre-se de que esses e-mails muitas vezes parecem legítimos. Por exemplo, muitos deles mencionam supostas dívidas e cobranças, com o objetivo de deixar você preocupado e convencê-lo a clicar. Então, fique esperto!

Existem soluções que ajudam a identificar e descartar esses e-mails. Por exemplo, para proteger seus clientes, a Vianet oferece o Antispammer, que filtra os e-mails recebidos e bloqueia o lixo eletrônico. Essa é uma solução poderosa, especialmente desenvolvida para empresas, e atende negócios de todos os portes.

Além disso, para ficar longe de sites arriscados, vale a pena instalar um bom antivírus. Atualmente, eles contam com módulos de navegação segura, que analisam os sites e avisam o usuário quando ele estiver entrando em uma página perigosa.

Evite exposição desnecessária

Em alguns casos, a proteção dos seus dados é quebrada por você mesmo, sabia? Quando você publica informações pessoais em redes sociais ou envia por mensagem para pessoas desconhecidas, está criando uma situação de exposição desnecessária dos seus dados na internet.

Por isso, pense duas vezes antes de colocar suas informações na internet. Mesmo que elas pareçam inofensivas, podem acabar sendo usadas para fraudes e golpes.

Outra alternativa é restringir quem tem acesso às informações que você publica. Se você gosta de registrar sua vida no Instagram, por exemplo, talvez seja melhor manter uma conta privada, adicionando apenas quem você realmente conhece.

Supervisione as crianças

Crianças são ainda mais vulneráveis e podem expor dados na internet sem entender exatamente o que estão fazendo. Por exemplo, em chats e redes sociais, elas podem acabar revelando informações pessoais como endereço e número de telefone.

Por isso, os adultos devem supervisionar as crianças quando elas usarem a internet. É preciso monitorar quais sites elas estão acessando e com quem elas estão conversando online. Em alguns casos, pode ser interessante aplicar restrições aos sites que seus filhos menores conseguem acessar.

Não se esqueça de que a exposição de dados é apenas um dos perigos aos quais as crianças estão sujeitas no mundo virtual. Elas também podem ser vítimas de assédio virtual, conhecido como “cyberbullying”, e outros tipos de violência.

Seguindo as dicas que apresentamos nesse artigo, você vai poder aproveitar muito mais a internet, sem preocupações com a segurança dos seus dados!

A Vianet oferece planos de internet fibra ótica com ultravelocidade para sua casa. Assim, você e sua família não vão mais ficar na mão naqueles momentos mais cruciais do dia: a reunião do trabalho, a aula da escola, o filme do final de semana.

Imagine ter o melhor da internet na sua casa. Contrate já!

Voltar para o Blog